Passar para o conteúdo principal

Já arrancou o novo projeto educativo “Mãos na massa”

Tipo de conteúdo
Notícias
Já arrancou o novo projeto educativo “Mãos na massa”
6 de Fevereiro
Imagem da notícia
Já arrancou o novo projeto educativo “Mãos na massa”
Texto da notícia

A Escola Básica de Santo António, na Parede, foi a primeira a colocar as “Mãos na Massa” e a abrir os braços à Tia Cátia, que preparou uma ementa diferenciada, em que o prato principal foi ‘Garoupa escondida’ para cerca de 500 alunos. 

O “Mãos na massa” é um programa educativo implementado nas escolas públicas de Cascais, que visa desenvolver conhecimentos de gastronomia e competências de cozinha nas crianças e adolescentes e fomentar uma alimentação saudável e nutricionalmente equilibrada. Este projeto é composto por três fases: Fase I - O chef vai à escola, Fase II – Mini chefs na cozinha, Fase III - Cascais Júnior Chef – Prémio Maria de Lourdes Modesto.

A primeira fase é composta pelo “O Chef vai à Escola” que é um projeto que permite às crianças interagirem com chefs, dando-lhes a oportunidade de ganhar sensibilidade não só para a ciência e a arte de cozinhar, mas também para o equilíbrio nutricional da alimentação que consomem. Após a visita do chef é lançado um desafio aos alunos para desenvolverem uma receita tradicional, de família, ou outra e assim concorrem á fase seguinte.

A Fase II – “Mini-chefs na cozinha” permitirá às crianças, que apresentaram trabalhos na Fase I, terem uma experiência no Cascais Food Lab, onde irão apresentar as suas receitas e aprender, com a orientação de um chef, a integrar o seu prato numa refeição completa, usando técnicas e conhecimentos novos. O desafio lançado aos participantes é prepararem uma refeição completa, onde incluem o seu prato, tendo por base os ingredientes de época, e onde se inclui uma visita ao Mercado Saloio de Cascais. Os autores das receitas melhor conseguidas ficam apurados diretamente para a última fase. 

Na Fase III – “Cascais Júnior Chef – Prémio Maria de Lourdes Modesto” serão selecionados candidatos à competição Cascais Júnior Chef jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15. Esta competição culinária realiza-se no Mercado da Vila, em 3 etapas, entre os meses de maio e junho. O “Cascais Júnior Chef” pretende ser, também, uma forma de homenagear a cozinha portuguesa e as personalidades que têm contribuído para a promoção do nosso receituário no nosso país e no estrangeiro. Por isso, foi instituído, no ano de 2022, o Prémio Maria de Lourdes Modesto, que ficou associado a esta iniciativa. Na primeira etapa, os jovens concorrentes serão desafiados a cozinharem, ao vivo, uma receita com base em indicações dadas pelo júri, sendo avaliados pelo mesmo.