Passar para o conteúdo principal

Ingredientes essenciais na despensa

Tipo de conteúdo
Notícias
Ingredientes essenciais na despensa
2 de Abril
Imagem da notícia
Ingredientes essenciais na despensa
Texto da notícia

Em tempos como os que vivemos atualmente é importante sermos consumidores responsáveis. Por isso resolvemos fazer-lhe uma lista dos ingredientes essenciais na sua cozinha. Estes não podem faltar mesmo! Seja consciente nas suas compras. Não permita que dias mais desafiantes como os de hoje o levem a um consumismo que terá como dano colateral o desperdício. 

Ovos
Um ótimo alimento e uma boa fonte proteica. São fáceis de preparar. Dá sempre jeito ter uma caixa na despensa. Eles são formidáveis, mexidos, estrelados, escalfados ou utilizados na confeção de um bolo. 

Leite ou bebidas vegetais
Seja para beber ao natural, juntar ao café ou aos cereais do pequeno-almoço, fazer molhos e sobremesas, estas bebidas têm um prazo de validade longo e podem ser um bom complemento à sua alimentação. No caso de bebidas vegetais prefira as que não contêm açúcares adicionados.

Chocolate
O chocolate negro é o melhor chocolate para incluir na sua alimentação. Pode usá-lo em em sobremesas e bolos, ou comer um quadradinho para acompanhar o café. Esta doce tentação, quando consumida com equilíbrio, é boa para a saúde e para o “coração”.

Mel
Para terminar esta primeira lista de ingredientes, não poderia faltar o mel. Adoce o seu dia-a-dia de uma forma mais natural. Substitua os açúcares refinados por este néctar. Existem diversas variedades (consoante as plantas de onde provem). São atribuídas ao mel propriedades anti-sépticas e antibióticas, sendo, tradicionalmente, consumido de forma a atenuar as gripes, as dores de garganta e a tosse.

Azeite e vinagre 
Como bons portugueses que somos, o azeite é um dos alimentos de presença obrigatória na cozinha. É a gordura mais saudável que podemos incluir na nossa alimentação. Tenha também vinagre e assim poderá preparar um belo molho vinagrete para temperar as suas saladas. Para tal basta juntar 5 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho, meia colher de sopa de mostarda de Dijon, uma pitada de sal e pimenta-do-reino moída.
 
Especiarias e ervas
O sal e a pimenta do reino são as especiarias básicas que devem existir nossa despensa. No entanto ter outras especiarias,  tais como a paprika, o caril, a curcuma e a noz-moscada são excelente para reinventar os seus pratos. Quanto às ervas aromáticas prefira as frescas, caso não consiga, tenha sempre à mão orégãos secos ou coentros e salsa congelada, para dar um toque final aos seus pratos.
 
Polpa de tomate 
Deve ter sempre à mão polpa de tomate. Ela é uma excelente base na confeção de  molhos para massas e lasanha ou na preparação de um estufado de legumes. Uma vez que o seu prazo de validade é longo e as suas propriedades nutricionais mantêm-se inalteráveis, pode guardar este produto na sua despensa sem grandes preocupações. 
 
Alho e cebola 
Estes dois ingredientes são muito usados na nossa culinária. Certifique-se que os tem, sempre. O alho é rico em magnésio e vitamina C e a cebola apresenta potencial antioxidante e anti-inflamatório. 
 
Massa e arroz 
Se cozer estes hidratos em água e sal pode acrescentar-lhes, depois, um molho criado por si. A imaginação não tem limites. Não hesite em ter todos os tipos de massas na sua despensa: fusilli, linguini e penne. Já no arroz aposte na qualidade agulha para ficar mais solto e no carolino  para ficar malandrinho.
 
Enlatados 
Seja sardinha, atum, cavalas, grão-de-bico, feijão, salsichas ou macedónias de fruta, todos estes tipos de enlatados têm uma longa duração. Muitos deles constituem fontes rápidas de proteína. Uma salada de grão-de-bico ou de feijão-frade com atum,  cebola picada,  um fio de azeite e uma pitada de sal pode ser uma boa solução para um almoço. Acrescente um pouco de coentros (se tiver em casa) para um toque especial.