Passar para o conteúdo principal

Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

Tipo de conteúdo
Notícias
Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa
28 de Maio
Imagem da notícia
Arroz-Doce Saloio- dia nacional da gastronomia Portuguesa
Subtítulo da notícia

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa foi instituído pela Assembleia da República em junho de 2015 e desde então, as celebrações oficiais decorrem no último fim-de-semana de Maio, colocando em destaque a importância da gastronomia nacional.

Texto da notícia

Depois de ter passado por Aveiro, Lisboa, Vila Nova de Gaia e Viseu, a 5ª edição deste certamente tem como Cidade Anfitriã Santarém e terá lugar nos dias 30 e 31 de maio, entre as 11h00 e as 20h00. Este evento é organizado pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e co-organizado pelas Edições do Gosto, com o patrocínio oficial do Grupo de Produtores do Continente, tendo a ICEL como parceiro.

O Convento de São Francisco será o ponto de encontro dos melhores sabores nacionais, onde os amantes de boa comida, profissionais do sector da restauração e hotelaria e visitantes irão celebrar a nossa gastronomia. 

Portugal  detém uma grande diversidade cultural no que diz respeito à agricultura. A grandeza de território, as diferentes agriculturas, um abrangente conjunto de produtos endógenos,  alimentos provenientes de processos tradicionais ou de saberes remotos, que se mantêm de  geração em  geração, devem ser valorizados e preservados através da promoção e da divulgação do que é nacional.

O nosso país tem produtos agroalimentares típicos, reconhecidos internacionalmente, através de designações uniformizadas na União Europeia, como é do caso de produtos DOP - Denominação de Origem Protegida e/ou IGP Indicação Geográfica Protegida.

O Dia Nacional da Gastronomia foi criado para valorizar, divulgar e promover o nosso património gastronómico. 

Consulte aqui o programa das festas.

O Cascais Food Lab não podia deixar passar esta data sem meter uma colherada. O arroz-doce é a sobremesa mais comum em todo o país. Atualmente existem variadas versões deste manjar,  espalhadas pelas diferentes regiões de Portugal e existe, também um arroz-doce saloio. A receita que partilhamos, agora consigo, foi recolhida em Cascais, no Mercado da Vila, e foi transmitida por Helena Neves, vendedora de legumes e frutas no Mercado da Vila, há mais de 50 anos. Diz que desde sempre o prepara para a família nas épocas festivas.

Feliz Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa!