Portugal é o país escolhido para a cerimónia de 2025
A obra “Da Natureza para a Mesa”, publicada pela Câmara Municipal de Cascais, escrita por Cláudia Silva Mataloto e Fernanda Botelho e editada pela Casa das Letras do grupo Leya, foi selecionada para a short list dos Gourmand World Cookbook Awards 2024 na categoria Nature. Este renomado prémio internacional destaca os melhores livros de gastronomia e vinhos do mundo.
O livro explora o uso de diversas espécies da flora silvestre comestível do território português, com um enfoque especial na região de Cascais. Através de receitas e descrições detalhadas, as autoras revelam as propriedades, origens e benefícios destas plantas, promovendo ao mesmo tempo a conservação do património natural. O objetivo de Cláudia Silva Mataloto e Fernanda Botelho é resgatar saberes ancestrais e incentivar um estilo de vida mais sustentável e nutritivo, aproveitando o que a natureza nos oferece, com sabores que muitas vezes esquecemos. Essa abordagem contribui não apenas para enriquecer a alimentação, mas também para preservar a biodiversidade.
Os Gourmand World Cookbook Awards são os únicos prémios internacionais a homenagear anualmente os melhores projetos no setor da gastronomia e vinhos, tanto impressos como digitais, além de reconhecer programas televisivos nesta área. Em junho de 2025, Portugal terá a honra de receber a próxima cerimónia de entrega destes prémios, oferecendo uma oportunidade especial para editores, autores, chefs e jornalistas do mundo inteiro conhecerem e celebrarem a gastronomia e a literatura gastronómica.
Considerados os “Óscares” dos livros de culinária, os Gourmand Awards promovem a visibilidade e prestígio cultural dos países participantes, sempre inspirados no espírito dos Jogos Olímpicos.
Mais notícias