Passar para o conteúdo principal

"Da Natureza para a Mesa" | Livro de Receitas com Plantas Silvestres

Tipo de conteúdo
Notícias
"Da Natureza para a Mesa" | Livro de Receitas com Plantas Silvestres
11 de Abril
Imagem da notícia
 "Da Natureza para a Mesa" | Livro de Receitas com Plantas Silvestres
Texto da notícia

Um livro que lhe apresenta 24 espécies de plantas, flores e frutos selvagens mas comestíveis e o ensina a usá-las de forma a conferir à sua dieta um toque gourmet.

As ervas que crescem no campo têm valor, têm sabor e muito para contar”, disse Cláudia Mataloto na apresentação do livro “Da Natureza para a Mesa”, um livro da sua autoria e de Fernanda Botelho.

Este livro, que nos dá uma outra perspetiva gastronómica, usando os sabores das plantas, flores e frutos silvestres para acrescentar um toque gourmet à nossa dieta, foi apresentado esta quinta-feira no Mercado da Villa.

Ora, conhecer o abrunho bravo e depois degustar um molho de abrunho bravo são desafios lançados pela obra que partilha, para além de informação sobre as plantas, flores e frutos, um conjunto de receitas. Mas, para que não ficasse só no papel, o Cascais FoodLab acolheu conhecidos Chefs que lançaram mãos à obra e prepararam um conjunto de iguarias para que quem ali esteve presente experimentasse os sabores que aquele livro lhe revela.

Pesto de urtigas ou limonada de sabugueiro, ou mesmo uma carne de porco marinada em bagas de murta, são tudo ementas para uma refeição diferente, bem nutritiva, saborosa e com um aromas do campo.

Como explicaria Fernanda Botelho, a recolha de plantas deve ser feita junto de quem percebe e conhece bem o que é comestível, mas a aproximação e contemplação da natureza é um prato que também deve ser degustado, porque é saudável e enriquecedor.  

CMC/HC/CB/LB