Passar para o conteúdo principal

Cozinheiros à Mão

Tipo de conteúdo
Notícias
Cozinheiros à Mão
17 de Novembro
Imagem da notícia
Cozinheiros à Mão
Texto da notícia

Foi recentemente que abraçámos, com muito carinho, o projeto 'Cozinheiros à Mão' dinamizado pelo grupo informal 'Os Amigos à Mão', que desde 2011, e num contexto de crise, se constituiu tendo consciência que seriam cada vez mais a pessoas a pedir ajuda à Igreja Paroquial de Cascais. 

"Mais do que criar um ponto de atendimento e apoio social (que já era feito pelas várias IPSS do concelho) e porque também não tínhamos recursos qualificados na área social, mas apenas voluntários que gostavam de ajudar, resolvemos criar esta rede de amigos que procura reforçar o apoio dado às famílias pelas instituições", refere Rita Carvalho.

'Os Amigos à Mão' têm um grupo de voluntários (mais regular) de 7 pessoas e mobilizam ao longo do ano, muitas dezenas e centenas de voluntários, consoante as campanhas/iniciativas que vai organizando. Apoia cerca de doze famílias por mês e em campanhas como a do Natal chega a mais de mil pessoas. 

Rita Carvalho adianta, "ajudamos as famílias nas suas necessidades mais elementares (alimentação, saúde, educação, roupa, habitação) através da entrega de bens materiais e ajudas pecuniárias. Estas famílias são-nos sinalizadas diretamente ou pelas IPSS, e o apoio que damos é quase sempre através destas IPSS. Organizamos campanhas temáticas anuais (cabazes de natal, brinquedos, material escolar, artigos para bebé, alimentos, etc.) e procuramos responder, de forma criativa, às solicitações que nos vão chegando".  

O projeto 'Cozinheiros à mão', do qual o Cascais Food Lab orgulha-se de fazer parte, surgiu em março de 2020, em plena pandemia, com o intuito de ajudar quem estava na linha da frente, uma vez que bares e refeitórios dos hospitais se encontravam encerrados. A informação chegou aos 'Amigos à Mão' por intermédio de um jovem médico de Santa Maria. E assim, um grupo entusiasta de voluntários começou a confecionar refeições que depois eram entregues aos profissionais de saúde.  

Mas o projeto cresceu. Segundo Rita Carvalho, "dezenas de voluntários das paróquias do Estoril e de Cascais, em colaboração com a Junta de Freguesia, começaram a cozinhar para as famílias mais carenciadas da zona. A iniciativa informal tem permitido que nada falte na mesa de muita gente, cuja situação se agravou com a pandemia."

Todas as quintas-feiras a equipa do Cascais Food Lab junta-se a este projeto e prepara 12 refeições, com alguns produtos da horta da Quinta do Pisão,  que depois são entregues na Paróquia de Cascais para serem distribuídas pelas famílias que "estão a passar mais dificuldades, devido à situação económica ou social (por exemplo, em isolamento profilático e sem rede de apoio). 'Os Cozinheiros à Mão' cozinham três vezes por semana (cada um uma vez) e fazem-no consoante as suas possibilidades", conclui Rita Carvalho. 

Se se quiser tornar, 'Um Cozinheiro à Mão', basta enviar mail para amigosamao@gmail.com e dizer o dia em que gostavam de cozinhar (2.ª, 4.ª ou 6.ª) e quantas refeições acha que conseguirá fazer por semana (mínimo 5).  

Rita Carvalho termina dizendo "cada um dá o que pode e quanto pode. O que conta é o resultado conjunto. Todas as ajudas contam. E a verdade é que, desde junho, os cerca de 50 cozinheiros da Paróquia de Cascais já entregaram mais de 4 mil refeições!".

Acompanhe o projeto aqui