Passar para o conteúdo principal

Cascais Júnior Chef 2024

Tipo de conteúdo
Notícias
Cascais Júnior Chef 2024
21 de Março
Imagem da notícia
Cascais Júnior Chef 2024
Texto da notícia

Cascais Júnior Chef está de volta com a sua 3ª edição.  Promovida pela Jovem Cascais e o Cascais Food Lab – Câmara Municipal de Cascais em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, esta é uma competição culinária para jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 12 (completados até 31 de dezembro de 2024) e os 15 anos de idade, residentes ou estudantes do concelho de Cascais, que não vai querer perder!

Esta competição culinária pretende ser, também, uma forma de homenagear a cozinha portuguesa e as personalidades que têm contribuído para a promoção do nosso receituário no nosso país e no estrangeiro. Por isso, foi instituído, no ano de 2022, o Prémio Maria de Lourdes Modesto, que ficou associado a esta iniciativa.

Para participar, cada candidato, terá de fazer o preenchimento do formulário online disponível em jovemcascais.pt e enviar um vídeo a confecionar uma receita (10 minutos de tempo máximo)!

 

Calendarização:

  1. Fase de candidaturas online | Envio do vídeo e preenchimento do formulário: De 25 de março a 21 de abril
  2. Após verificação das candidaturas, serão selecionados 10 candidatos que serão contactados por e-mail até ao dia 26 de abril para a fase de pré-seleção;
  3. Os 10 candidatos selecionados terão acesso a um momento formativo, a 4 de maio, com a presença de Chefs de renome que partilharam dicas culinárias com os participantes;
  4. 1ª prova: Os 10 candidatos selecionados ficam apurados para a fase seguinte de seleção no dia 10 de maio no Mercado da Vila em Cascais. Nesta prova os participantes terão de cozinhar uma receita com base em indicações dadas pelo júri, sendo avaliados pelo mesmo;
  5. Semifinal: Serão selecionados 7 participantes para a semifinal, a acontecer dia 16 de maio, no Mercado da Vila em Cascais; 
  6. Final: Na semifinal serão selecionados cinco participantes que passarão à final, que ocorrerá no Mercado da Vila em Cascais, no dia 31 de maio; Nesta prova final serão divulgados os 3 primeiros lugares.

 

  • O vencedor do primeiro prémio irá receber um Estágio remunerado no Cascais Food Lab com duração de um mês, o Livro “Cozinha Tradicional Portuguesa” de Maria de Lourdes Modesto, o Livro “Receitas de Reis e Pescadores”.
  • O segundo classificado irá receber um módulo de cozinha ou pastelaria no Cascais Food Lab e o Livro “Receitas de Reis e Pescadores”.
  • Já o terceiro classificado receberá uma Master Class, também no Cascais Food Lab e o Livro “Receitas de Reis e Pescadores”. 
  • Os 10 participantes terão direito a um prémio de participação e a uma Master class lecionada por chefs reconhecidos no mercado.

 

O júri é composto por 5 membros, sendo eles um chef da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, um representante da Makro, a Chef Cátia Goarmon, uma vencedora de uma das edições anteriores do Cascais Júnior e um Técnico Municipal.