Passar para o conteúdo principal
Menu

Cascais foi palco da 1ª edição das Jornadas Portuguesas de Gastronomia

Tipo de conteúdo
Notícias
Cascais foi palco da 1ª edição das Jornadas Portuguesas de Gastronomia
1 de Abril
Imagem da notícia
Cascais foi palco da 1ª edição das Jornadas Portuguesas de Gastronomia
Texto da notícia

Nos dias 20 e 21 de março, Cascais foi palco da 1ª edição das Jornadas Portuguesas de Gastronomia, um evento que teve como tema “A Doçaria Portuguesa: passado, presente e futuro”.

A mesa-redonda sobre as origens da doçaria portuguesa e a narrativa da doçaria conventual foi um dos pontos altos, com uma discussão polifónica e disruptora, marcando de forma indelével um tema fraturante e que está na agenda da gastronomia portuguesa. Os historiadores convidados reforçaram a necessidade de desmistificar o conceito de doçaria conventual, mostrando que as criações associadas a conventos são erradamente adotadas pelos doceiros e agentes culturais, municipais e diversas entidades públicas e privadas, não existindo documentação histórica que valide essa filiação. As oficinas práticas, incluindo a produção de doces tradicionais de Cascais transformados em bebidas e a abordagem molecular, foram muito bem recebidas pelos participantes. A presença de diversos convidados, com destaque para a premiada marca Sabores com História, foi relevante, apresentando um conceito de doçaria de autor com criações que homenageiam o território e a família, assumindo a inovação em doçaria como a mais-valia do projeto. Mostraram que a doçaria, tal como a cozinha de forma geral, é evolutiva e não tem de cortar com o passado, mas deve acompanhar o seu tempo. No painel sobre a sustentabilidade na produção de doçaria, a discussão ultrapassou a questão da confeção e produção, com realce para o combate ao desperdício, salientando outras valências, como a componente social no processo de sustentabilidade.

Foi anunciada a 2ª edição das jornadas, na última semana de março de 2026, com o tema da Cozinha Saloia. Foi, igualmente, divulgada a criação do Prémio Dissertação de Mestrado Olleboma | Cascais, uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que procura valorizar e divulgar o conhecimento gerado nas Universidades, Politécnicos e Escolas Superiores relacionado com a gastronomia, turismo gastronómico e patrimónios alimentares.

Juntos celebrámos e valorizámos a nossa rica tradição gastronómica!