A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), a bio região de São Pedro do Sul e o município de Cascais estão entre os finalistas dos Prémios Europeus de Produção Biológica (EU Organic Awards). Os três nomeados fazem de Portugal um dos países com mais finalistas na edição de 2024, a par da Áustria, da Espanha e da Itália, e superado apenas pela Alemanha, com quatro representantes. Atribuído pela Comissão Europeia, em conjunto com outras organizações, este galardão reconhece a “excelência ao longo de toda a cadeia de valor biológica, recompensando os intervenientes mais destacados e mais inovadores da produção biológica na União Europeia”.
Cascais disputa o prémio na categoria “Melhor cidade biológica”. O município português compete com Bremen, na Alemanha, e com a espanhola Las Rozas (região de Madrid). Um dos principais projetos desenvolvidos por Cascais nesta área é a Quinta do Pisão, parque de natureza com 380 hectares situado em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais. Todos os anos produz cerca de 20 toneladas de legumes, hortaliças e ervas aromáticas provenientes de agricultura regenerativa e biológica.
Simultaneamente, a autarquia também tem promovido a prática da agricultura biológica em meio urbano, seja através de hortas comunitárias ou das chamadas “hortas em casa”. Em 2022, a Cascais Ambiente, empresa municipal de ambiente, lançou o “Manual das Hortas Comunitárias de Cascais”, disponível através deste formulário.
Leia a notícia completa da Smart Cities - Cidades Sustentáveis aqui.
Mais notícias