Passar para o conteúdo principal

Cascais Burns Club, o primeiro em Portugal em homenagem ao poeta escocês

Tipo de conteúdo
Notícias
Cascais Burns Club, o primeiro em Portugal em homenagem ao poeta escocês
22 de Julho
Imagem da notícia
Cascais Burns Club
Texto da notícia

Esta iniciativa nasceu no âmbito da Cascais Burns Night 2022, dinamizada pelo Cascais Food Lab, no âmbito do ciclo de Experiências Gastronómicas e Culturais: “Cultura à Mesa”.

«Os abaixo-assinados, reunidos na Casa de Santa Maria, em Cascais, no dia 21 de julho de 2022, duzentos e vinte seis anos depois da morte de Robert Burns, apelam à criação do Cascais Burns Club e pedem o apoio e a participação de todos para este tributo ao poeta universal, um encontro de reflexão e de convívio entre as culturas portuguesa e escocesa
 
Foi este o documento assinado hoje, na Casa de Santa Maria, no dia em que se assinala os 226 anos da morte do poeta escocês Robert Burns, por um grupo de personalidades  e de entidades que deram assim um passo decisivo para a criação do primeiro Burns Club em Portugal: Carlos Oliveira Santos, professor; Cláudia Silva Mataloto, Câmara Municipal de Cascais; Pedro Vinagre, Fundação D. Luís I; Mário Avelar, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Ana Paula Menino, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Maria José Pires, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; e Rita Vieira Pereira, Embaixada Britânica em Portugal.

Cascais juntar-se-á, assim, aos mais de 250 clubes já existentes em todo o mundo, agregados numa Federação Mundial e envolvendo cerca de nove milhões e meio de pessoas.
 
O Cascais Burns Club terá por missão:
«Prezar a memória de Robert Burns e promover o gosto pela sua obra, não só entre os membros do Club, mas entre as pessoas em geral, através da promoção e participação em iniciativas culturais, educativas e de convívio, que encorajem a aproximação entre as culturas escocesa e portuguesa.».
 
A Câmara Municipal de Cascais, a Embaixada Britânica em Portugal, a Fundação D. Luís I, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foram as instituições presentes nesta reunião inicial, a que se espera se juntem outras instituições, nomeadamente a Lisbon St. Andrew's Society, o British Council e a Escola Profissional de Teatro de Cascais.