Passar para o conteúdo principal

Cabrito Transmontano em Cascais

Tipo de conteúdo
Notícias
Cabrito Transmontano em Cascais
28 de Novembro
Imagem da notícia
Cabrito Transmontano em Cascais
Texto da notícia

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – ESHTE recebeu um evento inteiramente dedicado ao Cabrito Transmontano DOP, uma parceria entre a Ancras e esta escola.  O Cascais Food Lab, no âmbito deste projeto desenvolveu uma receita inovadora,  associando-se ao almoço e jantar de apresentação deste produto serrano, que constitui uma raça de excelência.  O evento teve lugar no dia 26 de Novembro no restaurante de aplicação da ESHTE – Descobertas.  O prato por nós apresentado  – Perna de cabrito e marmelos assados com Vinho de Carcavelos e mel, salada verde e vinagrete de romã - aliou a  tradição transmontana ao sabor de Cascais. 

Neste momento, de valorização do que é Português, esteve presente SEXA o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dr. Nuno Tiago Russo, que mencionou a importância destes produtos genuínos e autênticos. Associaram-se a esta iniciativa a Confraria do Vinho de Carcavelos, a Douro Prime (vinhos), e Casa de Santo Amaro (azeites). 

Estes dois momentos de degustação partiram de um desafio colocado aos alunos do curso de PAR – Produção Alimentar em Restauração - pelo Chef António Pires: recriar os pratos regionais, que fazem parte da nossa cultura gastronómica, substituindo as carnes e os peixes habituais pelo cabrito transmontano. Além destes pratos, também, as sobremesas típicas foram adaptadas, através da substituição do leite, queijo fresco e requeijão de vaca pelos de cabra. O serviço de mesa esteve a cargo dos alunos de DGH- Direção e Gestão Hoteleira.

No decorrer do serviço houve uma contextualização para todos os convidados acerca do objetivo fulcral deste projeto: aumentar a produção e o consumo de produtos derivados desta espécie, que tem vindo a sofrer os efeitos da desertificação sentidos na zona de Trás-os-Montes e que têm contribuído para o desaparecimento da raça autóctone.