Passar para o conteúdo principal

“Anphoras da Gallaecia – roman spiced wine from Douro”

Tipo de conteúdo
Notícias
“Anphoras da Gallaecia – roman spiced wine from Douro”
13 de Julho
Imagem da notícia
“Anphoras da Gallaecia – roman spiced wine from Douro”
Subtítulo da notícia

Da região demarcada do Douro chegam boas-novas. Dois arqueólogos recriaram um vinho da época romana. Este néctar dos deuses, feito com vinho tinto do Douro, foi condimentado com mel, ervas e especiarias, como o tomilho ou o caroço de tâmara torrado, para que possamos viajar ao passado e experienciar os sabores mais remotos.

Texto da notícia

O vinho chama-se “Anphoras da Gallaecia – roman spiced wine from Douro” e é o resultado de um trabalho de arqueologia experimental desenvolvido por Gerardo Vidal Gonçalves e Dina Pereira, da Associação de História e Arqueologia de Sabrosa (Vila Real). Foi inspirado numa receita original que fazia parte de um manuscrito romano que na época medieval foi reformulada, tendo-se introduzido novos condimentos.

O processo de fabrico deste vinho é moroso, requer o seu aquecimento em várias fases e um período de cerca de seis meses de repouso. O resultado final tem, também, muito trabalho de laboratório.
Segundo Gerardo Vidal Gonçalves, o objetivo deste projeto é por um lado “testar, nesta área da arqueologia experimental, uma das possibilidades porque certamente haverá outras”, por outro lado divulgar os produtos locais que são usados na produção deste vinho licoroso.

Descubra mais sobre este projeto aqui.