Passar para o conteúdo principal

Alimentação em isolamento social

Tipo de conteúdo
Notícias
Alimentação em isolamento social
17 de Abril
Imagem da notícia
 Alimentação em isolamento social
Texto da notícia

Durante as últimas semanas a rotina da população mundial foi alterada drasticamente. Sem que estivéssemos à espera, o Covid-19 veio abanar a nossa vida e, consequentemente, os nossos hábitos alimentares.

As medidas adotadas para a prevenção da propagação deste vírus, nomeadamente a permanência prolongada em casa, coloca em risco a boa alimentação que, aliada ao sedentarismo, poderá promover o aumento de peso e o aparecimento de doenças futuras. A comunidade científica e a população em geral têm-se questionado sobre este tema: de que forma a pandemia alterou os nossos hábitos alimentares e de que maneira podemos agir.

Com a mobilidade condicionada e a permanência em espaços públicos restrita, os hábitos diários deram uma volta de 180 graus. As idas ao supermercado devem e têm que ser controladas. Devemos dizer não às compras abusivas, fazendo uma correta gestão dos produtos e alimentos que temos em casa para que haja um pouco de tudo para todos! Ao promover uma alimentação saudável e completa, conseguimos garantir o bem-estar. Um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem para um bom sistema imunitário. 

Em tempo de pandemia, qual o melhor alimento a ter nas nossas despensas? As conservas! 

Numa altura em que o COVID-19 nos leva a fazer compras mais espaçadas, os enlatados voltam a ter uma grande importância na nossa alimentação. Este tipo de produtos é bastante procurado quando é necessário dispor de uma reserva alimentar de boa qualidade nutricional, segura e de grande durabilidade.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um manual com orientações na área da alimentação que pode ser utilizado por profissionais de saúde e por toda a população - alimentação saudável em tempos de confinamento social à base de conservas de pescado e leguminosas!

Este manual apresenta uma diversidade de receitas que além de saborosas e saudáveis são fáceis de preparar. Consulte e confira, aqui,  a diversidade de pratos que é possível fazer com estes produtos: 

Aproveite estes dias e envolva os filhos nas tarefas da cozinha. A participação das crianças na produção e confeção de alimentos é fundamental para a aquisição de conhecimentos, sensibilização para a importância de uma alimentação saudável, e, neste caso, para a mudança de comportamentos alimentares.

Devemos ainda ensinar às crianças algumas regras básicas de segurança e higiene na cozinha, principalmente neste período em que necessitamos de reforçar as medidas de higiene.

Ensine os seus filhos a lavar bem as mãos antes de iniciar qualquer atividade e durante as várias fases da confeção das refeições. O avental deve ser usado, não só para evitar sujar a roupa, mas também para servir de barreira às bactérias que nela possam estar. As bancadas devem ser sempre limpas antes de preparar os alimentos e cada utensílio deve ser destinado a um só tipo de alimento, a não ser que o lave entre cada preparação. Também os vegetais e frutas devem ser bem lavados e não misture alimentos crus com os que já estão cozinhados! Não se esqueça: no final deve ser tudo higienizado!

Leia mais sobre a importância da alimentação durante o surto Covid-19 aqui