Passar para o conteúdo principal

Jantar solidário “Sabores da Ucrânia”

Tipo de conteúdo
Agenda
Jantar solidário “Sabores da Ucrânia”
Imagem do evento
Jantar solidário “Sabores da Ucrânia”

Data

Data
Hora / Duração do Evento

19h30-22h30

Preço

Preço

50€ 
Inclui um exemplar do livro infantil bilingue – português-ucraniano – "O camião das histórias", de Rosário Alçada Araújo (textos) e Patrícia Furtado (ilustrações) com tradução de Olesya Zaruma Biletska,  publicado pela editora Asa e autografado.

Informações e Inscrições: info@cascaisfoodlab.pt

Local

Local

Cascais Food Lab
Mercado da Vila, Cascais

Descrição do Evento

Atualmente, toda as pessoas conhecem a Ucrânia, por causa da guerra, mas nós queremos dar a conhecer a cultura da Ucrânia, nomeadamente a gastronomia. No dia 25 de agosto, sente-se à mesa connosco, num jantar onde a partilha, a tradição e a cultura serão servidas ao lado da gastronomia típica.

A cozinha ucraniana foi considerada uma das 10 de melhores e mais deliciosas cozinhas da Europa. A fundação das tradições da cozinha ucraniana, acredita-se que começou por volta de 7000 anos atrás pela civilização Tripoli. Foi nessa altura que os antepassados ucranianos aprenderam a fazer pão, no qual ficou a base da cozinha dos milénios seguintes. 

O fenómeno da cozinha ucraniana deve-se ao facto de ser holístico e regionalmente diversificado. Como as terras da Ucrânia estavam divididas por diferentes países, as suas culturas foram formadas com distinção uma das outras.

Os fatores geográficos deste país também têm um papel importantíssimo. Dentro deste território existe uma enorme variedade de produtos (porco, banha, beterraba, farinha de trigo, legumes, óleo vegetal) e formas de confecionar os mesmos. Normalmente, na cozinha ucraniana os pratos são confecionados cozidos, assados ou estufado, pois eram preparados em lume com fogo aberto, sendo que para conservar todos os produtos e pratos era utlizado, maioritariamente, a salga ou fermentações. Um exemplo destas fermentações são os pepinos que eram transportados em carroças para o mundo inteiro, tendo até chegado à mesa da Rainha Britânica. Para além da diversidade de pratos também podes esperar surpresas da comunidade ucraniana.

Este, promete ser um jantar inesquecível.

80% das receitas revertem para a compra de bens alimentares que serão doados ao Supermercado Social, no C3 - Centro Logístico de Cascais, em Carrascal de Alvide.

A confeção será da responsabilidade da chef Yullia Seraia, atualmente na equipa do Cascais Food Lab

Pratos
Borsch
Banosh
Kiev-style cutlet
Bitochki from a seal
Dumplings

Aperitivos
Aspic
Blue caviar
Beetroot 

Sobremesas
Kyiv cake
pancakes
Kisyl

Sobre a chef 
Yullia Seraia é uma entusiasta pasteleira da Ucrânia. Iniciou-se enquanto empreendedora a fazer bolos e sobremesas, criando a sua própria marca - Serayapechet. Enquanto fazia encomendas, Yullia aprendeu e aperfeiçoou técnicas de confeção e, também a arte de decoração.  A sua formação em engenharia combinada com paixão de criar, levou-a à vitória na Competição Chef de All-Ucraniano.   Trabalhar num Hotel de 5 estrelas ensinou Yullia a ir de encontro às exigências dos clientes, mesmo usando as técnicas modernas,  como a gastronomia molecular.