Passar para o conteúdo principal

Figos em calda de Carcavelos

Imagem da Receita
Figos em calda de Carcavelos
Categoria
Figos em calda de Carcavelos
Autor da receita
Livro "Receitas de Reis e Pescadores"
Subtítulo da Receita

A inspiração para esta receita surgiu depois de provados os figos em calda da Renata Silva, residente na Malveira da Serra, que aproveita a sua época para fazer a receita e assim ter figos para consumir durante todo o ano. Usa-os em pratos de carne, ou como sobremesa, servidos simples ou com uma bola de gelado. A forma de confeção dos figos em calda é variável, assim como a aromatização da
sua calda. Nesta receita foi privilegiada a utilização do vinho de Carcavelos, assim como do limão, tão presente na paisagem e no receituário de Cascais. 

Fruto da figueira, árvore antiga de origem mediterrânica, o figo é um fruto de verão, muito comum no nosso país, sobretudo no sul. A figueira é citada na Bíblia e sabe-se que os figos eram muito apreciados na Antiguidade, tanto pelos gregos, como pelos romanos. Os figos consomem-se frescos, secos ou em conserva. O figo é um dos ingredientes mais utilizados na doçaria algarvia. A receita aqui apresentada, de figos em calda, é uma forma de conservá-los inteiros.

Ingredientes

1 kg de figos maduros mas rijos

200 g de açúcar

100 ml de vinho de Carcavelos

100 ml de água

1 pau de canela

1 limão

Serve
4 pessoas
Dificuldade
Média
Receita

1. Lave bem os figos e seque-os.

2. Pique-os com um palito.

3. Leve ao lume o açúcar, o vinho de Carcavelos, a água, o pau de canela e 2 cascas de limão.

4. Deixe ferver cerca de 8 minutos.

5. Introduza os figos, sem ficarem sobrepostos e deixe cozer em lume brando, durante 30 minutos.

6. Reserve.

7. No dia seguinte ferva novamente a calda com os figos durante mais 20 minutos. Depois de prontos, guarde-os num frasco esterilizado.